A magistrada abordou amplamente o assunto Inventários durante o programa “Repórter Justiça” da TV Justiça. O vídeo com a entrevista está dividido em três partes.
Parte 1
Programa exibido no dia 7 de março de 2015
Seguindo as celebrações de datas comemorativas para os Magistrados e Magistradas, como parte dos atos da nova diretoria da Associação, o Dia dos Pais não poderia ficar de fora. Neste domingo (10/08), a Sede Social da AMAGIS-DF recebeu famílias para homenagem aos pais.
Com uma decoração especial, o evento contou com churrasco como almoço. Além disso, brinquedos para crianças e música ao vivo agitaram a festividade. Houve também um sorteio de diversos presentes aos Magistrados presentes.
A satisfação da Diretoria na adesão é destacada pela Diretora de Eventos, Renata Crispim. "Estou muito feliz e satisfeita em ver o nosso clube cheio, num clima comemorativo muito bom! Oferecer aos associados uma opção para celebrar datas importantes como esta é uma forma que a AMAGIS encontrou de reunir amigos em mais oportunidades, num clima leve e agradável. Agradeço mais uma vez pela confiança no trabalho que venho fazendo pela Diretoria Social da nossa Associação, para mim é prazeroso e gratificante. Feliz dia Dos Pais!", declara.
O Desembargador Robson Vieira Teixeira de Freitas foi um dos pais surpreendidos pela organização da festa. "Primeiro parabenizo todos os pais pelo dia de hoje, os colegas e amigos estão aqui e parabenizar a direção da AMAGIS por essa iniciativa. É muito interessante nós podermos ter esse momento familiar, também em rever os amigos, os colegas de trabalho, que no dia de hoje é mais complicado. É um ambiente muito bonito, com a decoração agradável, então é uma iniciativa bastante interessante", relata.
Para o Juiz Carlos Divino Vieira Rodrigues, o espaço da Sede Social transmite a boa convivência entre a classe. "Além de ser muito agradável estar aqui no clube, é bom ter essa data tão enaltecida, rever sempre os amigos, os pais. Aqui é o local do congraçamento de todos nós, então é muita alegria para mim estar aqui e ser recebido por essa organização tão maravilhosa", afirma.
Um evento para os Magistrados e Magistradas aposentados e pensionistas foi organizado pela Associação e pelo Tribunal na tarde desta quinta-feira (07/08). O encontro aconteceu no Auditório Sepúlveda Pertence, na sede do TJDFT.
Durante o evento, diferentes núcleos do Tribunal esclareceram informações e serviços dispostos aos Magistrados. Para o Presidente da Associação, Carlos Alberto Martins Filho, a prestação é um reconhecimento a quem fez parte do crescimento do TJDFT: "Todos esses Magistrados que passaram pela atividade deixaram sua marca. Tanto os ativos, como os inativos estão no nosso cuidado. A luta do associativismo é feita para toda a Magistratura. Seguiremos na luta diária para o atendimento às demandas dos aposentados e pensionistas.", afirma.
Para a Diretora de Aposentados e Pensionistas da AMAGIS-DF, Eutália Maciel, o evento vai além de um tributo. "É mais do que homenagem. Na verdade, a ideia é dar, justamente, diante das reivindicações, da demonstração de necessidade de informações, de esclarecimentos, diferente da época em que nós éramos da ativa e agora que estamos aposentados a mudança de pessoas nos diversos setores", amplia.
O advento dos recursos tecnológicos e a pandemia de covid-19 foram grandes desafios para os aposentados e pensionistas. "A tecnologia que veio e a pandemia transformou tudo. As pessoas ficam perdidas, precisando de informação, então ligam e nós mesmos não temos uma condição efetiva de prestar os esclarecimentos que eles necessitam", disse a Magistrada.
Junto da AMAGIS-DF, a gestora reconheceu os esforços do Presidente do Tribunal, Desembargador Waldir Leôncio Júnior pela classe, exemplificando a criação do espaço A Casa É Nossa, na Central de Atendimento de Gestão de Pessoas. "Ele é um dos que tem uma grande preocupação e grande carinho com os Magistrados aposentados. Uma das primeiras providências ou realizações dele foi a criação de um espaço destinado ao recebimento, à acolhida dos aposentados no oitavo andar do Bloco A", relembra.
A princípio, o local era indicado para receber o evento, sendo ampliado ao Auditório Ministro Sepúlveda Pertence pelo crescimento da iniciativa. "Foi ganhando uma dimensão muito grande e aí o próprio Tribunal, pelo Presidente, pelo setor de gestão do espaço dos aposentados, cerimonial, todos resolveram ampliar e surgiu a ideia de homenagear Magistrados aposentados e hoje nós estamos aqui nessa grande festa, nesse grande encontro que eu espero que seja muito proveitoso para todos", finaliza a Juíza.
O Grupo Candangas - TJDFT foi recebido pela AMAGIS-DF em reunião realizada na manhã desta terça-feira (05/08). O encontro aconteceu na sede do Tribunal.
Durante a conversa, as Magistradas apresentaram pautas e posições à Associação. O Presidente Carlos Alberto Martins Filho comentou que o evento fortalece os elos da Magistratura. "Foi bastante proveitoso, pois foi um momento de diálogo relevante e colheita de sugestões de pautas importantes para o associativismo. Vejo com bons olhos iniciativas que busquem a valorização da Magistratura", relata.
Para a Juíza Maria Isabel da Silva, uma das diretoras do Grupo, a interlocução com a Associação foi fundamental. "Foi um importante encontro para destacar os objetivos do grupo, notadamente sua atuação na defesa de pautas de interesse das Magistradas do DF, destinadas ao aprimoramento da justiça sob a ótica da igualdade e representatividade. O convite do Presidente da AMAGIS-DF para a reunião denota seu compromisso com uma justiça inclusiva, com participação equânime de seus atores", declara.
A Juíza Rejane Suxberger, outra das diretoras do Candangas presente na conversa, afirma que o diálogo foi aberto. "Reforça a importância da parceria entre o Grupo Candangas e a AMAGIS-DF. Consideramos fundamental essa união de forças, pois o diálogo constante e o apoio mútuo entre nossas instituições são essenciais para o fortalecimento da Magistratura no Distrito Federal", conta.
"O encontro permitiu um importante alinhamento de objetivos comuns, demonstrando que, quando trabalhamos de forma integrada e colaborativa, conseguimos avançar de maneira mais efetiva nas pautas que beneficiam não apenas os Magistrados, mas toda a sociedade. O Grupo Candangas e a AMAGIS seguem comprometidos em manter esse canal de comunicação aberto e produtivo, sempre buscando soluções conjuntas para os desafios que se apresentam", conclui. Entre as integrantes da diretoria do Candangas TJDFT, estiveram também presentes as Juízas Caroline Lima, Marina Correa Xavier, Ana Claudia Loiola e Maria Ivatonia.
Junte-se à AMAGIS e
fortaleça a magistratura
A magistrada abordou amplamente o assunto Inventários durante o programa “Repórter Justiça” da TV Justiça. O vídeo com a entrevista está dividido em três partes.
Parte 1
Programa exibido no dia 7 de março de 2015
A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) aprovou nesta terça-feira (12/08) o edital das eleições do Conselho Executivo e do Conselho Fiscal para o triênio 2026-2028. As eleições ficaram marcadas para o dia 14 de novembro.
A inscrição das chapas está aberta até às 18h do dia 15 de setembro. O presidente da comissão eleitoral é o Desembargador Roberval Belinati, Vice-Presidente do TJDFT.
Também associados, os Juízes Pedro Araújo Yung-Tay Neto e Cynthia Silveira Carvalho compõem a comissão. O Presidente da AMAGIS-DF, Carlos Alberto Martins Filho, Secretário da AMB, acompanhou a sessão.
O Juiz Fábio Francisco Esteves foi homenageado na noite desta quinta-feira (07/08) com o título de cidadão honorário de Brasília. A cerimônia aconteceu na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
A Associação marcou presença com o Presidente Carlos Alberto Martins Filho, sendo um dos membros da mesa. Também estiveram presentes a Desembargadora Maria Ivatonia dos Santos e o 1° Vice-Presidente do TJDFT, Desembargador Roberval Belinati.
A homenagem ao Magistrado foi apresentada pelo ex-deputado e atual secretário de Cultura e Economia Criativa do DF Cláudio Abrantes (PSD). A sessão solene foi requisitada pelo deputado Hermeto (MDB).
Foto: Rafael Victor/TJDFT
A Escola Nacional da Magistratura (ENM) realizará uma palestra do cientista político e professor da Universidade de Harvard, Estados Unidos, Steven Levitsky. Em evento promovido em parceria com o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), o docente estará na capital federal em 13 de agosto, com a palestra “Democracia, Judiciário e os Desafios da Atualidade” se iniciando às 11h.
A palestra trará reflexões sobre o papel da Justiça na preservação do Estado Democrático de Direito, especialmente em um cenário global de tensões políticas e riscos institucionais. O evento tem prioridade aos Magistrados, com transmissão no Youtube e possibilidade de acompanhamento presencial na sede do IDP, na 607 Sul.
Levitsky é reconhecido em todo o mundo por suas pesquisas sobre regimes políticos e colapsos democráticos. Foi autor do best-seller “Como as Democracias Morrem”, escrito junto ao também professor de Harvard Daniel Ziblatt.
Acesse o link para se inscrever: https://www.even3.com.br/palestra-com-steven-levitsky-tema-democracia-judiciario-e-os-desafios-da-atualidade-608375/
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) empossou, nesta segunda-feira (04/08), o Juiz Carlos Alberto Martins Filho como Desembargador suplente da Corte. O evento aconteceu no Salão Nobre do TRE-DF.
O Magistrado, Presidente da AMAGIS-DF, foi eleito em votação unânime durante a 7ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, no último dia 22, no Palácio da Justiça, sendo aceito como único inscrito para o cargo. Carlos Alberto Martins Filho ocupa a vaga que era pertencente à agora Desembargadora Maria Leonor Leiko Aguena, empossada em 27 de junho.
O Magistrado foi servidor do TRE-DF em 1984. Assim, se torna o primeiro Desembargador a ter servido à Corte antes da carreira na Magistratura.
O Presidente do TRE-DF, Desembargador Jair Soares, lembrou dos serviços feitos pelo empossado. "De servidor que ajudou a formar a justiça do DF, se tornou juiz. Liderança na vida associativa é reconhecida por toda a Magistratura. É exemplo para as gerações que hão de vir. Sua presença neste Tribunal faz manter a esperança de que seguiremos como Tribunal de excelência", relata.
Em discurso emocionado, Carlos Alberto Martins Filho agradeceu memórias e a volta ao lugar onde tudo começou. "Hoje é um dia muito especial para mim, voltando para minha casa. Desde que cheguei aqui só vi amigos, servidores da Casa que trabalharam comigo há muitos anos. Considero-me um servidor até hoje. É um momento de agradecimento a esta Casa. Sinto muito orgulho em pertencer ao Poder Judiciário do Distrito Federal", declara.
O ano de 1969 representa um retrocesso na história da democracia brasileira. O Ato Institucional Número 5, com limitação ao regular funcionamento do Poder Judiciário representa um duro golpe na independência da magistratura.
Desenvolvido desde 1999, o programa Cidadania e Justiça na Escola foi lançado oficialmente pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), com o objetivo de promover um contato direto dos estudantes com o oder Judiciário e no propósito de levar noções de cidadania e justiça para os estudantes do 5º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino, preparando os futuros cidadãos para agir de forma consciente.
O Programa foi encampado por diversas Associações de Magistrados do País. No Distrito Federal, foi adotado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios e pela Associação dos Magistrados do DF - AMAGIS/DF, em 2001, que firmaram convênio com a Secretaria de Educação do DF e deram inicio ao projeto. Para sua execução no DF, o programa tem como patrocinadora oficial a POUPEX. Hoje, o Programa Cidadania e Justiça na Escola é parte integrante das ações promovidas pela Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios (Amagis-DF).